6 Días
Duração
09/2017-04/2018
Datas

O circuito Dientes de Navarino é o trekking mais austral do planeta, mundialmente famoso por suas paisagens preservadas, suas vistas imponentes das cidades de Puerto Williams e Ushuaia e do arquipélago do Cabo de Hornos e do majestoso cordão de montanhas dos Dientes de Navarino. Também é um notável desafio físico para os amantes dos esportes e da natureza.

A trilha atravessa distintos tipos de terrenos, desde rochas até bosques e turbais, distribuídos entre o nível do mar e 800 metros de altura, passando por vales, cruzando cordões montanhosos e margeando pequenas lagoas.

A duração total desse trekking é de 4 dias/ 3 noites, sendo o tempo efetivo de caminhada diária entre 5 e 8 horas.

Baixar Programa

Nível de dificuldade

O nível de dificuldade desse circuito se define entre medianamente difícil e difícil, dependendo das condições climáticas. Os desníveis são numerosos e importantes. A trilha costuma ser barrenta e resvalosa em alguns trechos. Troncos atravessados ou outros obstáculos no caminho são comuns. Trata-se de uma rota para trilheiros em boas condições físicas e com um bom nível de treinamento.

Não é recomendável para crianças menores de 12 anos.

ROPA RECOMENDADA Recomendamos a nossos passageiros a se vestirem em camadas. Começando com uma blusa térmica, um suéter e jaqueta, luva e touca. É importante ter tênis de trekking de cano alto.
PROGRAMA INCLUI
Passagens Aéreo Punta Arenas (in y/o out)
Passagens Marítimo Ushuaia (in y/o out)
Traslados locais.
Pensão completa durante todo o programa (incluindo vinho no Lodge).
2 noites de alojamento no Lakutaia Lodge.
3 noites em acampamento básico em barraca dupla.
Equipamento de camping: barraca, saco de dormir, colchonete, cozinha, telefone satelital, primeiros socorros.
Guia profissional bilingue espanhol/inglês.
Carregador para carga pessoal, um para cada duas pessoas (máximo de 15 quilos).
PROGRAMA NÃO INCLUI
Seguros de qualquer tipo (recomenda-se seguro que inclua resgate aéreo).
Itens pessoais (solicitar ao setor de vendas a lista de equipamentos exigidos).
Gorjetas.
Bebidas Alcoólicas.

 

Dia 1

PUNTA ARENAS / PUERTO WILLIAMS

A PARTIR DE PUNTA ARENAS

Voo com Aerovias DAP até a cidade de Puerto Williams, com duração de 1h30. No trajeto, desfrutaremos de uma paisagem surpreendente, que permitirá admirar desde os ares o Estreito de Magalhães, os imponentes glaciares da Cordilheira Darwin, o Canal Beagle e a cidade argentina de Ushuaia.

A PARTIR DE USHUAIA

Depois dos trâmites de imigração no Porto de Ushuaia (Argentina), realiza-se a travessia através do Canal Beagle para chegar a Puerto Navarino (Chile), depois de 30 minutos. Essa navegação é a bordo de uma embarcação semirígida de tamanho menor. Após desembarcar, fazemos o transfer em uma van entre Puerto Navarino e Puerto Williams (1h15), onde estará esperando nosso guia e se realizarão os trâmites de imigração, desta vez chilenos.
Por favor, tenha em mente que essa travessia tem como requisitos: um mínimo de 4 passageiros, reserva feita pelo menos com 24 horas de antecedência, condições meteorológicas satisfatórias e permissão correspondente das autoridades marítimas.

Na sua chegada ao Lodge, após sua instalação e aperitivo, teremos um briefing com nosso guia para afinar os detalhes em relação ao programa dos dias seguintes.

Almoço no Lodge

À tarde, visita ao parque etnobotânico OMORA.
Transfer até o parque, localizado a 10 minutos em veículo a partir do Lodge.
Duração da caminhada guiada: aproximadamente 1h30. Trilha ao ar livre, na maior parte do tempo em bosque e disponível para todo tipo de público.

Regresso ao Lakutaia Lodge.

Jantar e alojamento.

Após o jantar, nosso guia fará uma plaestra ilustrada sobre a fascinante história da região do Cabo de Hornos: sua ocupação há mais de 6.000 anos pelos indígenas Yaganes (ou Yámanas), os exploradores europeus Fitz Roy e Darwin, a epopeia dos clippers e do Cabo de Hornos, o tempo dos missionários, a colonização e, finalmente, a Terra do Fogo hoje em dia.

Dia 2

TREKKING (4 horas de caminhada efetiva)

Traslado em veículo do Lakutaia Lodge até o início da trilha.
No primeiro dia, alcançaremos o final do vale Róbalo até a Lagoa do Salto.

Existem duas alternativas possíveis de trajeto, que serão escolhidas em função das condições climáticas do momento:

1) PELA PARTE SUPERIOR DA VERTENTE LESTE DO VALE RÓBALO.

Desde o início da trilha (altura: 100 metros), subida em 1h30 ao morro Bandera (590 mts.). Bela vista panorâmica sobre Porto Williams e o Canal Beagle. Logo, durante 2 horas, seguiremos a vertente do Vale Róbalo, acima da linha superior de vegetação. No final, uma forte descida de 30 minutos permite chegar à Lagoa do Salto (490 mts.).

2) PELO FUNDO DO VALE RÓBALO.

A maior parte do tempo em meio ao bosque. Aproximação progressive até os Dientes de Navarino. Numerosas lagoas e represas de castores. Acampamento nas margens da Lagoa do Salto.

Dia 3

TREKKING (5h30 de caminhada efetiva)

Em duas horas de caminhada, três sucessivas subidas até alturas de 716, 800 e 765 mts., que permitem atravessar o cordão dos Dientes de Navarino, chegando à sua vertente sul. Vista sobre a Baía Nassau e o arquipélago do Cabo de Hornos. Após margear vários lagos, subida até o passo Ventarrón (696 mts.), com uma impressionante vista sobre as paredes sul dos Dientes de Navarino e dos Montes Codrington.

Suave descida para logo subir ao modesto passo Guerrico e alcançar a Lagoa Martillo, lugar do segundo acampamento. Caminhada em terreno rochoso durante praticamente todo o dia.

Dia 4

TREKKING (6 horas de caminhada efetiva)

A partir da Lagoa Martillo se abre o largo Vale Guerrico, o qual se percorre durante 3 horas, retomando contato por alguns momentos com um terreno menos rochoso e inclusive com trechos de bosque. Belas vistas sobre os pitorescos montes Lindemayer.
Subida até o Passo Virginia (860 mts. de altura: desnível de 440 mts. en 1h30). A magnífica vista abarca aqui os âmbitos montanhoso e marítimo da Terra do Fogo. Descida durante 1h30 até chegar a um acampamento protegido no bosque, à margem de uma lagoa.

Dia 5

TREKKING (4h30 de caminhada efetiva)

Descida contínua até o mar. Em princípio no bosque e logo em terreno aberto (460 mts. de desnível en 3 horas.).
Chegando ao final do circuito, um veículo proverá o traslado até o Lodge, onde os hóspedes serão recebidos com um aperitivo e posterior almoço (dependendo da hora da chegada).
Tarde livre para descansar, passear pelo povoado, compartilhar experiências e celebrar o feito de haver concluído o trekking mais austral do mundo.

Jantar e alojamento.

Dia 6

PUERTO WILLIAMS / PUNTA ARENAS – PUERTO WILLIAMS / USHUAIA

Depois do café da manhã e de algum tempo para seguir desfrutando as comodidades do nosso Lodge, saímos de Puerto Williams com destino a

Punta Arenas ou Ushuaia. O horário de saída do Lodge dependerá das respectivas empresas de transporte.

All prices are per person.

TREKKING DIENTES DE NAVARINODOBLE
Per person - (2 Pers)USD 2.641
Per person - (3-8 Pers)USD 1.640

Supplement for SINGLE Room : USD 130

TREKKING DIENTES DE NAVARINO (AUTO GUIADO)DOBLE
Per person - (2 Pers)USD 1.180

Supplement for SINGLE Room : USD 130